Lista de Espera Prouni 2019

O Prouni concede variadas chances de qualquer candidato que se enquadra no perfil do Programa, conseguir as bolsas disponíveis. A Lista de Espera Prouni 2019 (que não é automática) é disponibilizada aos interessados, em consequência de vagas não preenchidas, após duas chamadas.

O candidato ao Programa Universidade para Todos – Prouni, não selecionado nas primeiras chamadas e anseia participar da Lista de Espera, precisará inscrever-se através da página oficial do Programa (http://siteprouni.mec.gov.br).

Lista de Espera Prouni 2019
Lista de Espera Prouni 2019

Lista de Espera Prouni 2019

Para tornar-se apto a participar da Lista de Espera do Prouni 2019, é obrigatório que o candidato manifeste seu interesse. Para isso, é necessário fazer a inscrição na página da Internet acima citada (oficial do Programa), no prazo pré-determinado em cronograma:

A listagem, contendo os nomes dos candidatos participantes da Lista de Espera, estará acessível para consulta, pelas Instituições no dia 20/03.

Lista de Espera Prouni
Lista de Espera Prouni

Tais candidatos deverão comparecer, entre os dias 21 e 22/03, às devidas Instituições de Ensino para apresentação da documentação exigida para comprovação dos dados informados no ato da inscrição.


Bolsas de estudo para o PROUNI 2019

O programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos nas seguintes modalidades pelo PROUNI 2019:

  • Bolsas de estudo Integrais (com 100% de desconto) – para estudantes cuja renda familiar media seja de até 1,5 salários mínimos ao mês.
  • Bolsas de estudo Parciais (com 50% de desconto) – para estudantes cuja renda familiar média seja de até 3 salários mínimos ao mês.

Como funciona a Lista de Espera Prouni

O candidato, para ser considerado habilitado a participar da Lista de Espera do Prouni, obrigatoriamente não pode ter sido selecionado para quaisquer vagas nas duas chamadas organizadas pelo MEC – Ministério da Educação.

Funciona, com o objetivo principal de preencher as vagas Prouni 2019 disponibilizadas pelo sistema, por conta da desistência ou do não comparecimento dos estudantes contemplados nas primeiras chamadas, favorecendo, assim, os candidatos interessados, inscritos na Lista de Espera. Mas para isso, é necessário se inscrever para concorrer às vagas Remanescentes do prouni na chamada complementar de cada Semestre


Quem pode participar da Lista de Espera do Prouni 2019

Podem participar da Lista de espera, candidatos puramente para o curso equivalente a primeira opção, quando:

  • Não for pré-selecionado nas chamadas regulares;
  • For pré-selecionado na segunda opção escolhida de curso e, neste caso, reprovado por não ter grupo de alunos (turma) formado.

Pode participar, ainda, da Lista de Espera, puramente para o curso equivalente a segunda opção, quando:

  • Não for pré-selecionado nas chamadas regulares, na circunstância de não ter grupo de alunos (turma) formado;
  • Não for pré-selecionado nas chamadas regulares, na circunstância de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso selecionado;
  • Pré-selecionado na primeira opção de curso e reprovado por não ter grupo de alunos (turma) formado.

Inscrição para Lista de Espera 2019

Habitualmente, o ProUni disponibiliza apenas dois dias para que os candidatos interessados, entrem na Lista de Espera. E para fazê-lo, basta:

  • Obedecer ao prazo determinado;
  • Acessar o site http://siteprouni.mec.gov.br com seu número de inscrição e senha do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mais recente;
  • Ao entrar no sistema, clicar na opção “Manifestar interesse em participar da Lista de Espera”;
  • Aguardar a confirmação do sistema.

É de suma importância salientar que, a inclusão na Lista de Espera é exclusiva aos candidatos que participaram processo seletivo inicial do ProUni. Saiba como realizar a inscrição Prouni 2019.


Resultado Prouni 2019

  • O Prouni revela, aos poucos, de acordo com a abertura de novas vagas, os nomes dos candidatos convocados da Lista de Espera, através de seu site oficial;
  • O MEC – Ministério da educação, não envia quaisquer tipos de mensagens relativas as informações quanto a aprovação ou reprovação dos candidatos da Lista de Espera;
  • Pertence ao candidato interessado, a responsabilidade de, diariamente, acessar o sistema via Internet, até o encerramento do processo, para verificar sua posição em relação ao status da Lista de Espera;
  • Se for pré-aprovado, o candidato é responsável por apresentar a documentação do processo para formalização do ingresso no Programa.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...