Cursos PROUNI 2019

Cursos PROUNI 2019 – Para quem está com dificuldade financeira, mas quer fazer uma faculdade ou algum curso do Ensino Superior, o Programa Universidade para Todos (Prouni), reuni diversas bolsas para os mais diversos tipos de cursos, as quais podem ser obtidas através de uma boa nota no Enem e também cumprindo os prazos estabelecidos para participar das inscrições Prouni 2019.  É interessante notar que os cursos PROUNI 2019 abrangem as mais diversas áreas, assim há oportunidades para todos os perfis se candidataram a uma das vagas disponíveis.

Cursos Prouni 2019
Cursos Prouni 2019

Cursos PROUNI 2019

No ano de 2017, o Governo Federal alterou algumas regras dos cursos PROUNI 2019 e diminui o número de bolsas concedidas, devido à enorme crise econômica que o Brasil enfrenta nesses últimos anos.

Por conta dessa diminuição do número de bolsas que o Governo tem condições de arcar junto a faculdades privadas de todo o Brasil, houve uma alteração no programa de vagas e dos cursos contemplados pelo Prouni 2019.

Assim, foi definido que a área de exatas (principalmente engenharia) e biológicas (principalmente medicina, teriam mais bolsas concedidas, devido à maior necessidade do país em profissionais desses dois segmentos. Com esse reajuste, o governo espera suprir a demanda por engenheiros e médicos no Brasil.

Cursos disponíveis no Prouni
Cursos disponíveis no Prouni

Isso é algo notório, já que pesquisas de mercado dizem que a falta de engenheiros e médicos no Brasil somente será sanada na próxima década, devido ao déficit histórico de mão de obra nessas duas áreas.

Essa alteração no número de bolsas distribuídas não quer dizer que acabou as chances para quem deseja cursar alguma faculdade de humanas, apenas diminuiu bastante as oportunidades concedidas para esse tipo de curso e aumentou a concorrência entre os alunos.

Por conta disso, a nota de corte média do Enem para quem deseja concorrer a uma vaga no Prouni na área de humanas subiu 70 pontos e foi de 530 no ano de 2016. Assim, quem deseja estudar com a ajuda do Governo, deve realizar uma pontuação mais alta no Enem, para elevar as chances de obter uma Bolsa.


Notas de Corte Cursos PROUNI 2019

Por causa dessa diminuição no número de bolsas e esse encaminhamento de mais alunos para a área de exatas, a divisão das bolsas entre os cursos está com uma proporção desigual.

Desse modo, as 210 mil Bolsas do Prouni 2019 que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação anunciou a partir do ano de 2017 seriam divididas em 20% para humanas, 40% para biológicas e os outros 40% para exatas.

Notas de Corte do Prouni
Notas de Corte do Prouni

Mesmo com esse corte de bolsas para a área de humanas, as diversidades de cursos abrangidos se mantem vasta, com mais de 100 opções para todas as áreas de conhecimento. Para descobrir os cursos contemplados com a bolsa do Prouni e também as faculdades participantes, você pode acessar o site do Prouni, que irá lhe disponibilizar todas essas informações.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...