Como se Inscrever no PROUNI 2019 — (Passo a Passo)

Como se Inscrever no Prouni 2019 – O Programa Universidade para Todos (Prouni), criado em 2004 pelo Governo Lula com a intenção de incluir estudantes carentes no Ensino Superior, é um dos maiores programas de incentivos à educação que existe no Brasil, já que ele oferece bolsas de estudos de 50% até 100% em universidades privadas para milhares de brasileiros. E para lhe auxiliar a participar do programa, iremos nesse artigo informar como se inscrever no Prouni 2019.

Como se inscrever no Prouni 2019
Como se inscrever no Prouni 2019

Por isso, caso você queria saber como se inscrever no Prouni e concorrer a uma dessas vagas, fique atento nas instruções e nas datas limites para o envio de documentos, assim, você irá poder estudar e se formar em uma faculdade de qualidade, mesmo sem ter condições financeiras para isso. Veja abaixo o passo a passo de como se inscrever no Prouni.


Como se inscrever no Prouni 2019 – Passo a passo

  1. O primeiro passo para efetuar a sua inscrição nesse programa de forma gratuita e poder concorrer a uma das bolsas ofertas é entrar no site oficial do programa (http://prouniportal.mec.gov.br/);

    Como se Inscrever no PROUNI 2019
    Como se Inscrever no PROUNI 2019
  2. Clique no link “INSCRIÇÃO” dentro do prazo de inscrições do programa
  3. Preencha o cadastro do programa com os dados solicitados, como nome, CPF, número de inscrição no Enem e senha do site do Enem;
  4. Caso você não se lembre de alguma dessas informações, não tem problema, basta clicar em cima do ícone “esqueci minha senha ou número Enem”, para recuperar esses dados e poder realizar a sua inscrição de forma rápida.

Como se Inscrever no Prouni 2019 – Escolha dos cursos

  • Depois de informar esses dados, você possui a opção de escolher, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos que tenha interesse em realizar e os locais nos quais eles estão disponíveis;
  • É importante sempre levar em consideração o fator distância, para depois não perder uma oportunidade por demostrar interesse por uma vaga em uma cidade distante, apenas por ter uma nota de corte Prouni;
  • Casa haja mais interessados do que vagas, o Ministério da Educação fará uma seleção dos agraciados com bolsa tendo como base a nota obtida no Enem e também a condição social dos participantes.
  • Um aspecto fundamental de se recordar para quem deseja fazer a inscrição no Prouni é que é necessário antes ter feito o Enem, tirado uma nota maior que 400 pontos e não ter zerado na redação. Caso você não tenha cumprido alguns desses três aspectos, a sua inscrição Prouni 2019 nem mesmo será aceita no sistema.
Prova do ENEM 2019
Prova do ENEM 2019

Quem pode se inscrever no Prouni 2019

Para concorrer a uma bolsa nesse programa é necessário:

  • Não ter nenhum curso superior concluido;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • Ter estudado em escola pública ou particular mediante bolsa de estudos integral.

É importante não mentir ou omitir dados socioeconômicos no momento da inscrição, já que todos esses aspectos serão checados mediantes documentos comprovatórios, assim, isso apenas irá te prejudicar, caso você não cumpra todos os requisitos exigidos pelo Governo Federal para ter acesso a vaga.


Comparecer a secretaria da Faculdade interessada

Depois de fazer a inscrição no site do Prouni 2019 e também ter obtido uma nota mínima no Enem, a qual te possibilita ter acesso a bolsa, um último passo para realizar essa sua inscrição é ir até a secretaria da faculdade na qual foi aprovado com todos os documentos necessários para fazer a sua inscrição no Prouni e preencher um termo de concessão, o qual te autorize a realizar o curso escolhido com a bolsa garantida.

Fique atento também ao resultado PROUNI 2019 e não perca sua oportunidade de transformar sua vida através do ensino superior.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votes, average: 4,83 out of 5)
Loading...